quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ÍNDICE GLICÊMICO X GORDURA ABDOMINAL

O consumo de alimentos com alto índice glicêmico também promovem pouca sensação de saciedade. Podemos notar isso quando realizamos uma refeição contendo basicamente carboidrato. Estudos apontam que o consumo frequente de alimentos de alto índice glicêmico elevam alguns hormônios envolvidos na fome, que aumentam ainda mais a ingestão alimentar.
Por outro lado, o consumo frequente de alimentos de baixo índice glicêmico podem melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir as concentrações sanguíneas de triglicerídeos, reduzindo os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, induzem a um maior poder de saciedade, ou seja, você demora mais tempo para sentir fome. Desta forma, optar pelo consumo dos alimentos de baixo índice glicêmico ao invés daqueles de elevado índice glicêmico é uma estratégia interessante na luta contra a balança.
Orientações para as suas escolhas alimentares:
- Opte pelo arroz integral ao invés do branco.
- Substitua o pão branco pelo integral.
- Opte pelas frutas de baixo índice glicêmico, principalmente nos lanches entre as grandes refeições. Isso irá facilitar o controle da ingestão alimentar nas próximas refeições.
- Inclua a aveia diariamente em sua alimentação, pois além de ser um alimento considerado de baixo índice glicêmico, a fibra presente em sua composição promove redução da absorção de carboidratos e gorduras dos alimentos ingeridos.
É importante esclarecer que um alimento quando classificado de baixo índice glicêmico não pode ser consumido a vontade. Apesar de elevarem menos a glicemia, possuem calorias como qualquer outro alimento, e em excesso podem conduzir ao aumento de peso. Lembre-se sempre que a alimentação equilibrada, associada as escolhas mais saudáveis, juntamente com o aumento do gasto energético é fundamental para a redução de peso e gordura localizada.

ALGUNS ALIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS 
ÍNDICES GLICÊMICOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário