quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O poder das proteínas vegetais

Poucas pessoas sabem ao certo a quantidade de proteína que consomem no dia a dia. A maioria da população não se dá conta que a dosagem recomendada é bem inferior à quantidade ingerida pela maioria das pessoas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a alimentação de um indivíduo precisa ter cerca 10 a 15% das calorias vindas de proteínas, e o restante deve ser constituído de carboidratos e lipídios.

Tanto os alimentos de origem animal quanto os de origem vegetal apresentam proteínas. Os vegetarianos restritos que sabem equilibrar os alimentos ingeridos conseguem adquirir quantidades recomendadas de proteínas, podendo assim, mudar a tese de que todos os vegetarianos desenvolvem desnutrição proteica. De fato, as proteínas também são encontradas em abundância no reino vegetal.

Não menos importante que a quantidade é que estas proteínas sejam de boa qualidade, o que resultará em uma melhor absorção e aproveitamento pelo organismo. Como isto geralmente não ocorre nos alimentos vegetais comumente consumidos, torna-se fundamental a correta combinação entre as opções escolhidas.

Especialistas declaram que são raros os vegetarianos que sofrem de deficiência proteica.  É mais comum que vegetarianos tenham carências de ferro, cálcio, zinco e vitamina B12, que de proteínas. Nutricionistas recomendam a ingestão diária de hortaliças, frutas e cereais integrais, pois os alimentos de origem vegetal diminuem a absorção da gordura na dieta, equilibram o peso corporal e são bastante eficazes no combate às doenças. A dieta torna-se rica quanto aos valores de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Um cardápio rico em vegetais pode tornar a dieta mais balanceada e com quantidades de proteínas também adequadas.
Pode-se encontrar proteínas vegetais disponíveis em diversos alimentos como: Quinua, soja, ervilha, grão de bico, lentilha, semente de girassol e linhaça, dentre outros alimentos.
 
 
proteina vegetal

Nenhum comentário:

Postar um comentário